9 de julho de 2010

O programa quem faz são os fregueses

Os petistas estão furiosos com esta charge do Nani que ironiza o fato do PT ser "um partido de programas". Há quem fale em processar o cartunista para impedi-lo de trabalhar. Nada mais natural! Pessoas que apoiam um programa de governo que prega o "controle dos meios de comunicação" costumam demonstrar características típicas dos ditadores.


Sinceramente, não consigo entender porque os petistas ficaram tão irritados com esta charge. Será que é por causa da crítica que o cartunista fez ao fato do PT elaborar diversos programas de governo, ao gosto dos seus "fregueses"? Ou será que é por causa da óbvia analogia com as profissionais do sexo? Bom, a julgar pela natureza dos comentários que o Nani recebeu, acho que está mais para a segunda opção. De repente, os petistas foram acometidos por um surto de moralismo agudo. Estranho, pois foram estes mesmos petistas que regulamentaram o exercício da prostituição em nosso país e deram a profissão um código na Classificação Brasileira de Ocupações. Claro, o governo negou veementemente que o ministério tivesse estimulado e oficializado a ocupação e chegou até a dizer que "o ministério estará realizando convalidações/revisões, para esta e outras famílias ocupacionais representadas no documento CBO, visando à implementação de ajustes que, eventualmente, se fizerem necessários".

Quem lê um troço destes, entende que os petistas ficaram chocados com a indigitada notícia porque são todos pudicos. Se é assim, o que diabos eles estavam querendo dizer quando elaboraram aquela cartilha ensinando as mulheres a se prostituirem? Sim, leitor! Existe uma cartilha editada e publicada pelo governo federal ensinando as mulheres a se prostituir. O documento é bem didático e traz conselhos para as prostitutas aplicarem dinheiro na poupança e recolherem a contribuição ao INSS. Também há dicas como: "seduzir com apelidos carinhosos", "envolver com perfume", "respeitar o silêncio do cliente" e até comportamentos específicos da atividade no garimpo, como "lavar roupas dos garimpeiros". Os petistas ainda abordaram o tema da ética profissional ao explicar que a prostituta deve evitar "envolvimento com colegas de trabalho".

E não para por aí! Para não deixar nenhum assunto de fora, os petistas dividiram o documento em sete áreas de atividade distintas: batalhar programa, minimizar as vulnerabilidades, atender clientes, acompanhar clientes, administrar orçamentos, promover a organização da categoria e realizar ações educativas no campo da sexualidade. E vão longe no assunto... Ignorando as propagandas contra a exploração do turismo sexual, a cartilha fala até em "fazer companhia ao turista" e "acompanhar o cliente em viagens". Sem deixar de mencionar, é claro, a preocupação que os petistas demonstram ao recomendar que as profissionais do sexo não se esqueçam das ferramentas necessárias para fazer o trabalho, entre elas: guarda-roupa de batalha, gel lubrificante à base de água e até mesmo cartões de visita. É mole ou quer mais?

Torço para que essa gente aprendam que hipocrisia não é virtude e conviver bem com as críticas não é um direito, mas sim uma obrigação imposta a todos que usufruem das benesses da democracia. Quando esse dia chegar, eles compreenderão que a função de um chargista é desconstruir discursos arranjados e fazer troça com aquilo que ninguém mais faz por medo ou receio. Humor, meus caros, não pode ter agenda. Não tem de se subordinar a um partido ou a uma ideologia, senão acaba sendo assassinado pela ditadura do politicamente correto. É por isso que as charges que apelam à educação moral e cívica, costumam ser chatas e sem graça . E é por isso também que não existem chargistas de respeito nas ditaduras. Se é para concordar, convenhamos, ninguém precisa desenhar! Basta uma palavrinha: "Sim".

Ps.: Sensato mesmo era Tom Jobim, que dizia que um país onde as prostitutas gozam, os traficantes cheiram e um carro usado vale mais que um carro novo é, sem dúvida, um país de cabeça para baixo.

Bookmark and Share

Um comentário:

  1. Uma coisa eu já aprendi nesse país, o primeiro a se fuder sempre é o cartunista...
    Em outra ocasião o governador do Rio ficou putinho com um desenho do Latuff avacalhando o Pan.
    A galera do mundo Canibal recebe rencas e mais rencas de e-mail quando faz desenhos animados com violência copm animais, detalhe que a 'avaiana de pau batendo' em criança ninguém reclamou. Esse é um país hipocrita e não é só pq é o PT se fosse qualquer outro partido não seria diferente. O que é preciso mudar é a mentalidade de merda do brasileiro, afinal maldade sempre esta nos olhos de quem vê.
    A arte nada significa sem ter quem a aprecie e a decifre, olhos nublados só sabem ver tempestades.
    Forte abraço!
    Com os melhores cumprimentos,
    JC

    ResponderExcluir