5 de julho de 2010

Um costume hediondo

Milhares de meninas africanas foram - e continuam sendo - submetidas à extirpação do clitóris, em operações realizadas sem quaisquer cuidados de saúde. A situação já foi denunciada por Ayaan Hirsi Ali em seu belo livro A Infiel e agora é outra somali, a modelo Waris Dirie, quem critica essa prática nefasta.
As histórias são parecidas: sem aviso, as meninas são levadas pelas mães a um local ermo, onde encontram uma espécie de parteira que as espera com uma navalha. Sem qualquer anestesia ou assepsia, a mulher abre as pernas das garotas - muitas vezes, crianças de menos de dez anos - e corta a região genital, num procedimento que varia da retirada do clitóris ao corte dos grandes lábios e à infibulação (fechamento parcial do orifício genital).

Estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que entre 100 e 140 milhões de meninas e mulheres vivem hoje sob consequências da mutilação - a maioria na África. A organização tem uma campanha contra a prática, que considera prejudicial à saúde da mulher e uma violação dos direitos humanos.

A mutilação ocorre em várias partes do mundo, mas tem registro mais frequente no leste, no oeste e no nordeste da África e em comunidades de imigrantes nos EUA e Europa. Em sete países africanos - entre eles Somália, Etiópia e Mali - a prevalência da mutilação é em 85% das mulheres. (Continua)
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário